
Qual a finalidade do influenciador digital no mercado?
Muitas pessoas estão se destacado na internet, algumas acabam até se tornando Influenciadores Digitais, seja através de blogs, canais no Youtube, Instagram, em qualquer que seja o canal. As oportunidades estão crescendo e ao mesmo tempo saturando. Podem ser influenciadores digitais, jornalistas, celebridades, profissionais que se destacam nas suas áreas de atuação ou pessoas que possuem a capacidade de influenciar na escolha, na opinião, na maneira de pensar e na compra de outras pessoas. É de fato ser uma inspiração e fonte de motivação para as pessoas. Mas a pergunta que não quer calar é como essas pessoas conseguem isso tudo? Qual a finalidade delas para o mercado e principalmente para sua empresa? O que elas podem agregar de valor? Hoje vamos compartilhar com vocês um pouco mais sobre o posicionamento dos influenciadores digitais no mercado.
Através das mídias digitais, mais especificamente as redes sociais, surgiram os influenciadores digitais, que como falamos aqui no blog, são pessoas que tem um poder de influência muito grande. São pessoas que ajudam as empresas a divulgarem os produtos, dando opinião sobre determinada marca ou serviço. Pessoas possuem um poder tão grande nas redes sociais, que podem tanto fazer uma marca crescer e ser conhecida positivamente no mundo, como fazê-la despencar no mercado rapidamente, sem precisar de muito esforço, basta uma crítica ou comentário negativo.
Assim sendo, as grandes empresas, as que são antenadas, aquelas que estão em total sintonia com as tendências do mercado mundial, já sacaram o poder dessa estratégia e têm investido cada vez mais em parcerias com esses influenciadores digitais. Mas e qual a novidade dessa estratégia? Na verdade, não existe novidade em si, existe uma forma nova de criar um bom relacionamento e um engajamento melhor por parte dos consumidores. Existe muita estratégia de planejamento.
Mas será que funciona mesmo?
Funciona tão bem que as empresas ao observarem que as pessoas querem cada vez mais proximidade e intimidade com esses influenciadores, a marca acaba sendo a cara deles. Assim, a marca começa a construir a sua própria relação com o seu público, de maneira mais natural possível já que os influenciadores adoram conversar com seus fãs. Será que minha empresa precisa de um influenciador para dar certo? Não são todas as empresas que precisam usar influenciadores para suas campanhas, é importante mapeá-los e analisar dados, iremos falar disto em outro texto (aguardem!). Hoje vamos focar na finalidade que os influenciadores criam e tem no mercado, no impacto que eles exercem.
Dependendo do que a sua marca ou serviço quer oferecer ou deseja alcançar, os influenciadores são peças coringas, peças fundamentais. E o que é importante avaliar? É preciso analisar desde o valor que ele cobra por post a o número de pessoas que ele afeta diretamente todos os dias. O número de fotos que ele posta, as curtidas, comentários, a qualidade da imagem. Avaliar se o custo de enviar um produto fica muito mais acessível ou não, se esta ação vai ter uma repercussão nacional maior que a produção de um comercial para televisão por exemplo, entre muitas outras coisas. Reforçamos a importância de saber quem é a sua persona, quem realmente importa e faz a diferença.
Estratégias para escolher um influenciador para sua empresa
Existem algumas estratégias que ajudam a marca a observar se o influenciador vai gerar retorno positivo ou não. Por exemplo, verificar qual o nicho ele possui e vê se ele se encaixa no público da sua marca, outro exemplo é criar linhas de óculos, roupas e acessórios em parcerias com influenciadores digitais, agregando assim mais status a sua marca, além de produzir materiais legais e criativos para rede. Fazer feedbacks positivos. O mesmo acontece com serviços e locais que eles costumam frequentar, onde eles acabam trazendo novos consumidores e mais visibilidade.
Peguemos como exemplo real, o nosso convidado humorista Renan da Resenha, que sempre está recebendo produtos e serviços das lojas, convite para eventos e diversas outras formas de material, na cidade onde mora. O retorno e as vendas que as empresa tem é enorme, além do que elas acabam aumentando os seguidores e fazendo o nome da empresa ganhar muita visibilidade.
Podemos perceber assim que a finalidade do influenciador digital no mercado atual, é aumentar a visibilidade, a qualidade, o engajamento o nome da marca em si. É gerar e agregar ainda mais valor a seu produto-serviço. É uma responsabilidade muito maior do que as pessoas pensam. É abraçar a empresa e fazer parte dela, da missão, visão e valor que ela tem. É ser totalmente transparente e fiel a seus ideais e objetivos. É ser inteligente e responsável na hora de selecionar o influenciador. É entender a finalidade da sua marca, produto. É o entender o que a campanha quer passar para as pessoas, através do influenciador escolhido. É ter impacto positivo maior que os concorrentes.
Para entender melhor sobre esse assunto venha para o nosso Encontro de Influenciadores Digitais que será no dia 22 de maio, a partir das 17h, no Teatro Paulo Pontes
Um de nossos convidados é o fundador e criador da Chilli Beans, Caito Maia, olha o recadinho que ele enviou.
Temos outros palestrantes maravilhosos, veja em nosso Instagram: @eidbrasil
Esperamos por você!